sexta-feira, 24 de julho de 2009

O FUNCIONAMENTO DO PSF

A ESTRATÉGIA DO PROGRAMA DA FAMÍLIA SE INICIOU EM 1991, COM IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (PACS); MAS AS PRIMEIRAS EQUIPES SURGIRAM EM JANEIRO DE 1994. DESDE ENTÃO O PSF, VEM SE APERFEIÇOANDO. CADA EQUIPE CONTA COM UMA MÉDIA DE 4 À 6 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; TAMBÉM FAZEM PARTE PARTE DA EQUIPE MÉDICOS, ENFERMEIROS, AUXILIARES DE ENFERMAGEM; E EM ALGUMAS EQUIPES POSSUEM EM SEU NÚCLEO PSICOLOGOS E DENTISTA; MAS ISSO VARIA DE ACORDO COM OS RECURSSOS QUE CADA MUNICÍPIO DISPÕE.

CADA MEMBRO DA EQUIPE TEM SUAS ATRIBUIÇÕES; O ENFERMEIRO "Supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio." (www.saudeprev.com.br/psf/).

CADA ACS (AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE) TEM EM MÉDIA 150 A 200 FAMÍLIAS; MAIS INFELISMENTE NAS GRANDES CAPITAIS ESSE NÚMERO FOGE DA REALIDADE; GERANDO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS COMO SOBRECARGA DE TAREFAS, STRESSE. E O PIOR É QUE TORNA COMPLICADO CONSEGUIR ACOMPANHAR CADA FAMÍLIA E UM DOS OBJETIVOS DO PSF É PREVENIR OS AGRAVOS À SAÚDE. DESTA FORMA CADA GESTOR DEVE ATENTAR-SE A FORMAÇÃO DE SUAS EQUIPES, POIS UMA VEZ QUE SEJA IMPLEMENTADO UMA UNIDADE DE PSF, E ESSA NÃO POSSUE UMA ADEQUADA ESTRUTURAÇÃO; O DINHEIRO DESTINADO A TAL PROGRAMA É DISPERDISSADO JÁ QUE POR SUA VEZ NÃO ATINGE OS OBJETIVOS. UMA OBSERVAÇÃO A SER FEITA AOS AMIGOS LEITORES: QUAL MOMENTO FOI FEITA A ULTÍMA VISITA DOMICÍLIAR EM SUA RESIDÊNCIA? É IMPORTANTE PRESTARMOS ATENÇÃO, PRINCIPALMENTE SE A CASA FOI CADASTRADA; É DIREITO NOSSO TER A PROMOÇÃO E A PREVENÇÃO; POIS A EQUIPE DO PSF NÃO SERVE PARA BUSCARMOS QUANDO ESTAMOS DOENTES E SIM PARA EVITAR QUE TENHAMOS NECESSIDADE DE BUSCA, POR TERMOS RECEBIDO DEVIDA ASSISTÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário